Pesquisa sobre o samba: temas

Há muitas boas ideias circulando entre os grupos para nossa pesquisa sobre o samba. Vou procurar citar neste post algumas boas fontes para discussão de alguns temas que vocês selecionaram. À medida que novas fontes surjam, atualizo o texto. Façam suas sugestões nos comentários.

Alegria / Felicidade

Um dos primeiros sambas a receber gravação no Brasil, Pelo telefone (gravado por Donga em 1917), anuncia em seus versos: “É deixar mágoas pra trás, ó rapaz / Ai, ai, ai / Fica triste se és capaz e verás”, celebrando a alegria atribuída ao Carnaval. Diz uma conhecida canção de Tom Jobim e Vinicius de Moraes: “Tristeza não tem fim / Felicidade sim”. Pois é a partir dela que o programa de rádio Contando Música, apresentado por Ivan Santos, apresenta um repertório bem eclético onde a alegria (e, por extensão, felicidade) é o assunto principal, mostrando que esse é um tema importante não só no samba, mas na música brasileira como um todo.

1º bloco do programa


Tristeza

Ironicamente, a tristeza está de mãos dadas, muitas vezes com a alegria, seja como oposto desta, seja como seu “fantasma”: quando a alegria acaba, a tristeza assume inevitavelmente o posto. Para o sambista, a tristeza pode ser uma aliada: “Mas pra fazer um samba, um samba com beleza / É preciso um bocado de tristeza / Senão não se faz um samba, não”, diz outra letra de Vinícius de Moraes. A tristeza marcou a época do samba-canção (não, não se trata de um tipo de cueca), além de muitos outros gêneros de samba. É um dos grandes temas do samba brasileiro.


Amor

Um dos grandes temas universais não só da música, mas da literatura, do teatro, do cinema, enfim. Também por isso é um dos mais difíceis para ser trabalhado em nossa pesquisa. Na hora de definir o tema, pensem, por exemplo, em algumas questões: de que tipo de amor vamos falar? Amor de mãe, de pai, dos avós? Amor correspondido? Amor platônico? Amor doentio? Amor proibido? É a partir dessas perguntas que este tema vai ficar menos genérico e, portanto, mais fácil de ser analisado nas canções.


Saudade

Se excluirmos o amor, que para muitos é o “grande tema” da humanidade – ou aquele que motiva todos os demais -, seria fácil criar uma santíssima trindade do samba baseada em 3 temas; os dois primeiros desta lista e mais a saudade. “Não perde sentido o lamento / Nem o meu pranto de dor / Não existindo saudade não existe amor”, cantam os versos do samba “Saudade e Flores” (do grupo Os Originais do Samba). Já a canção de Arlindo Cruz é mais direta: “Fiz uma canção / Pra declarar minha saudade / Do tempo em que a alegria dominou meu coração”. A saudade é mais focada, há alguém de quem se sente saudade. Pense nestas questões e nas outras que discutimos em sala de aula e faça a sua própria leitura das letras escolhidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s