A matéria para a prova, como já vimos em sala, é o Simbolismo, com especial atenção para a obra de Alphonsus de Guimaraens e Cruz e Sousa. Observem nos poemas da apostila a presença do cromatismo (uso de cores), das referências ao branco (e seus sinônimos) e a presença de temas místicos (a religiosidade, de modo geral). A música acima faz uma didática rememoração, usando uma base de rap, dos principais elementos formadores dessa poesia.
Abaixo está uma versão em vídeo de “Litania dos Pobres” (Cruz e Sousa) feita por alunos do Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul, RS). Apesar do visual “caseiro” do clipe, eles conseguiram mostrar muito bem as possibilidades rítmicas que possui a poesia simbolista.
* Licenciado em Letras Português e Mestre em Teoria da Literatura [formações identitárias, memória, colonialismo, literaturas africanas de língua portuguesa] pela UFSC (Florianópolis, SC); doutorando em Linguística Aplicada / Etnometodologia [interações em jogos multiplayer online] pela Universidade de Macau [China].
* Baixista de nascença, tubista por teimosia;
* Fissurado em games e em discussões sobre o tema;
* Programador em evolução não muito constante [Java, Processing, Python, Javascript, HTML, CSS].
Ver todos os posts por Sandro Brincher