Apresentação da disciplina

O texto abaixo foi apresentado oralmente na reunião inaugural do ano letivo de 2011 em uma escola particular de São José-SC, onde tive o prazer de lecionar – apenas – Literatura por dois anos.
Cada professor tinha alguns minutos para apresentar brevemente sua disciplina mas sem entrar em detalhes curriculares. Estou convicto de que fui bem sucedido na omissão de tais detalhes. Já na questão da brevidade, tenho cá minhas dúvidas.

Boa noite a todos e todas aqui presentes.
Toda apresentação carrega em si um pouco de tensão, absolutamente natural e fruto de uma dupla expectativa: a que parte da pessoa que se apresenta e a de quem a ouve ou, neste caso, a lê. A parte que me cabe está aqui: direi, em poucas linhas, um pouco de minhas expectativas ao iniciar meu trabalho como professor de Literatura no Ensino Médio.
Primeiro, é importante dizer o quanto me alegra saber que boa parte das escolas dedica um espaço privilegiado para a Literatura, o que fica evidente pelo fato de que há horários específicos e mesmo professores específicos para essa disciplina, que ganha estatuto de disciplina à parte da de Língua Portuguesa. Segundo, preciso fazer perguntas que considero muito importantes, sobre as quais uma professora minha da graduação e pós-graduação me ajudou muito a pensar: é possível ensinar Literatura? É possível aprender Literatura? Num mundo cada vez mais técnico, informatizado, automatizado e objetivo, para que se ensina uma disciplina que não pretende construir casas, robôs e aviões ou curar doenças?
Senhores pais e responsáveis, colegas professores: as respostas, em toda a sua complexidade e com toda a discussão que acarretam, só serão vistas com detalhes na sala de aula. Sendo assim, é aos alunos e alunas que se destinam, principalmente, os questionamentos. Entretanto, posso tentar dar uma resposta mais objetiva desde já: não construímos casas, robôs e aviões, exceto aqueles que só podemos acessar através da imaginação. Não curamos gripes, nem fraturas, nem carências nutricionais. Por outro lado, a Literatura nos fornece ferramentas de acesso a frequências culturais que não são sintonizáveis de outra forma. Podemos também amenizar a carência de algo que cada vez mais se torna raro num mundo tão conturbado: nossa própria humanidade. A Literatura é, portanto, capaz de nos mudar. E que melhor forma de mudar o mundo que começando aqui dentro da gente?
Espero que esta disciplina deixe nas vidas dos(as) alunos(as) bem mais que uma nota no boletim: desejo que ela deixe nota máxima em sua formação como seres humanos.
Grande abraço e bom ano letivo a todos.

Sandro Brincher.
03 de março de 2011.

2 comentários em “Apresentação da disciplina

  1. oi tudo bem? preciso de ajuda.você poderia me ajudar nao sei o que iniciar com segundo ano em literatura.preciso do conteudo e alguns planos de aula,pois estou iniciando e não tenho pratica com segundo.agradeço desde já.meu email é sirleisouza37@hotmail.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s