Dicas de filmes, livros, álbuns, músicas, eventos, websites, enfim… de literatura, cultura e arte que costumo mencionar, sugerir ou trabalhar em sala de aula.
Cinema
Longa-metragem
- Escritores da Liberdade; um bonito filme sobre o poder de transformação da Literatura.
- Preciosa; Clareece Precious Jones é uma adolescente afro-americana, obesa e analfabeta, que vive no Harlem com sua familia desajustada. Engravidada duas vezes pelo próprio pai e em uma relação destrutiva com a sua mãe (Mo’Nique), ela pensa com frequência em morrer, até que recebe o convite para entrar em uma escola alternativa, uma esperança de poder mudar a direção de sua vida.
Curta ou média-metragem
- Eu não quero voltar sozinho; um filme sobre adolescência, aceitação da diferença e descoberta do amor. Curta-metragem brasileiro dirigido por Daniel Ribeiro. Trilha sonora excelente.
- “Um cão andaluz” (1928); curta-metragem dirigido e escrito por Luis Buñuel e Salvador Dalí, é tido como grande ícone do cinema experimental surrealista.
- “O sonho de Jonas“; Jonas cresceu demais e teve que sair de seu aconchego, mas vai em busca de seu objetivo. Lindo curta sobre a perda da inocência, vista a partir da ótica de um pintinho.
- “Signs“; “uma pequena obra-prima do diretor Patrick Hughes… Uma poesia sensacional sobre os relacionamentos nos tempos modernos, cheio de virtualidade e distanciamento, que provoca medo e insegurança, mas que pode ser vencido com pequenas artimanhas“.
- “Strangers“; um rapaz lê um jornal em árabe num metrô em Tel-Aviv; um outro rapaz judeu aparece e os dois trocam olhares provocadores; nada acontece, até que a chegada de um grupo de skinheads neonazistas muda tudo… Tenso, muito tenso.
Literatura
- “Uma vez na Serraria virou um caminhão de açúcar“; relato de infância de Abel Serraria.
- “O homem nu“, conto de Fernando Sabino; ele só foi pegar o pão do lado de fora, mas a porta bateu e, bem…, as coisas se complicaram.
- “O misterioso homem-macaco“; conto de clima sombrio e final insólito escrito por Valêncio Xavier.
- “Conto de verão nº 2: Bandeira Branca“; conto do Luis Fernando Veríssimo.
- “A verdadeira tragédia“; mini-conto de Ivana Arruda Leite a partir do episódio de 11 de setembro de 2001.
- “Mãe, o cacete!“; conto de Ivana Arruda Leite sobre uma menina [que vira mulher] e sua difícil relação com a mãe.
- “Aqueles dois“; conto de Caio Fernando Abreu.
- “Três homens“; conto de Oswaldo França Júnior.
- “O retrato oval“; conto de suspense do inglês Edgar Allan Poe.
- “Baleia“; clássico conto de Graciliano Ramos.
- “Duas margens“. conto de Reinaldo Fernandes. Uma certeza: a dor é como o tempo, só avança.