Planejamento anual – Literatura (Ensino Médio)

Atualizado em 2O de julho de 2020.

Ultrapassando os limites da burocracia

Elaborar um planejamento anual pode ser uma tarefa tanto ingrata [já que não raras vezes sua real função é meramente burocrática] quanto enfadonha [já que repetimos as fórmulas que estão nos livros didáticos]. Entretanto, um bom planejamento [e em seguida tentaremos definir o que é esse “bom“] pode ser muito útil para manter o ritmo das aulas, engajar os alunos e consequentemente mantê-los interessados. Sendo assim, precisamos acreditar que é possível aliar as exigências de organização escolar a essa tão buscada criatividade que, espontânea ou assistidamente, pode abrilhantar nosso trabalho.

E se a criatividade não aparecer?

Uma dica importante para que nossas aulas não se tornem apenas mais um horário preenchido dentro de uma grade é alternar as aulas de conteúdos tradicionais [aqueles que, segundo o material didático adotado pela escola, são incontornáveis] com aulas um pouco mais livres, mais criativas, mais significativas [aliás, já leste sobre David Asubel e Aprendizagem Significativa?]. Sim, é preciso inovar, arredondar o quadrado, sair um pouco fora da casinha, e essas atividades nem precisam ser assim tão frequentes. Afinal, ninguém que eu conheça jamais escapou de pelo menos um bloqueiozinho criativo que seja em toda sua vida.

Meu amigo, assim eu vou passar o resto da vida sem fazer nada além de ficar inventando aulinhas divertidas. Tenho mais o que fazer, como corrigir baldes de trabalhos e avaliações! Além disso, inspiração não aparece toda hora. E aí, como que faz?

Calma, calma. Nem sempre é necessário redescobrir o fogo, mas é imprescindível realimentar nossa própria chama com alguma frequência. Trocando em miúdos, não temos que inventar aulas brilhantes a cada fim de semana. Há muitas atividades excelentes [e gratuita$] disponíveis na internet, por exemplo.

Pensando nisso, fiz uma pequena lista de algumas dessas ferramentas virtuais de grande utilidade para o professor:

Portal do Professor
O Portal do Professor (MEC), por exemplo, tem muita coisa legal para usar dentro e fora da sala de aula. Na seção Recursos Educacionais é possível buscar por componente curricular, por tema, por tipo de recurso [áudio, vídeo, texto, etc.], por nível de ensino, enfim. Cada recurso [pense no recurso mais ou menos como uma aula] pode ser baixado, avaliado e comentado na hora mesmo.
Banco Internacional de Objetos Educacionais
Outra grande sacada é o Banco Internacional de Objetos Educacionais [uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia], que disponibiliza de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino.A interface é um pouco mais direta que a da dica anterior, então é mais interessante para quem quer algo rápido e sem ficar pesquisando muito.
Sites de professores
Há muitos sites de professores que disponibilizam planos de aulas interessantes, de coisas que eles mesmo produziram, às vezes até meio no improviso [confesso que adoro improvisos], mas que deram certo em sala de aula. Este site que você está lendo agora, por exemplo, é um deles. Não vou mencionar nenhum especificamente porque a qualidade do material vai depender do tema, então é usar seu site de buscas preferido para encontrá-los.
Sites internacionais
Finalmente, para quem lê em Inglês, a internet é um mar de ideias inovadoras e significativas. Uso e adapto com bastante frequência materiais do TES, website inglês, e do Busy Teacher, americano. Nem sempre os melhores recursos deles são gratuitos, mas em alguns casos só ler o resumo da atividade já é suficiente para bolar alguma coisa adequada à realidade da nossa própria sala de aula.

E como fica a cara do bicho?

O arquivo abaixo contém meu próprio planejamento anual para a disciplina de Literatura. Além da lista de conteúdos e das obras para leitura, há uma lista de filmes que irei acrescentando aos poucos durante cada semestre. Acesse o planejamento clicando neste link. Se quiser baixá-lo, mande um e-mail que eu te envio uma versão editável [Excel, Calc, Word ou Libre Oficce]. Se quiser apenas uma versão em PDF, basta digitar as teclas Ctrl e P simultaneamente [ou CommandP no Mac] para abrir o menu de impressão, aí escolher “Print to PDF” [“Imprimir para PDF”] ou algo parecido.

Se for utilizá-lo para montar o seu, por gentileza faça a referência ao autor original [eu, no caso] e a este sítio eletrônico em sua Bibliografia:

BRINCHER, Sandro. Planejamento anual – Literatura (Ensino Médio). Disponível em < https://brincher.com/planejamento-anual/ >. Acesso em 00/00/0000.

Sugiro adaptarem as obras para leitura ao universo de suas turmas. Uma boa forma de entender esse universo é aplicando um questionário de hábitos de leitura individual. Ele pode ser feito online ou impresso, tanto faz, mas é um instrumento valiosíssimo para conhecer os educandos e tentar utilizar algo que eles já tenham lido [ou queiram ler] em suas aulas. Precisando de uma cópia desse questionário, entre em contato comigo e eu o disponibilizo. Qualquer dúvida, correção ou sugestão, não hesite em deixar seu comentário.

Este artigo, bem como todo o conteúdo deste site, pode ser compartilhado e distribuído livremente, bem como permite que se façam trabalhos derivados, desde que citada a fonte e o autor.
Licença Creative Commons
Planejamento anual – Literatura (Ensino Médio) de Sandro Brincher está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

Última modificação: 2O de julho de 2020. 

 

7 comentários em “Planejamento anual – Literatura (Ensino Médio)

  1. Olá professor Sandro! Achei de extrema valia seu blog para conduzir melhor meus alunos na disciplina de literatura! gostaria de te pedir a cópia deste plano anual do ensino médio bem como o modelo do questionário para aplicar na escola que leciono. Desde já agradeço!
    Professor Leandro Souza
    olivio251@yahoo.com.br

    Curtir

  2. Olá professor Sandro! Achei de ótimo seu blog para conduzir melhor meus alunos na disciplina de literatura! gostaria de te pedir a cópia deste plano anual do ensino médio bem como o modelo do questionário para aplicar na escola que leciono. Desde já agradeço!
    Professora Maria Aparecida

    Curtir

Deixe um comentário